O fisioterapeuta desempenha um papel fundamental no cuidado do paciente, utilizando suas habilidades técnicas e conhecimento para realizar um diagnóstico preciso. Esse processo envolve a análise e interpretação de exames e laudos médicos, permitindo ao profissional obter uma visão abrangente do estado de saúde do paciente. Além disso, o fisioterapeuta avalia os movimentos do paciente, identificando dificuldades motoras ou presença de dor.
Após o diagnóstico, o fisioterapeuta é responsável por prescrever um tratamento adequado para a lesão ou condição do paciente. Dentre as opções terapêuticas, destacam-se massagens, exercícios e outras técnicas específicas. O profissional acompanha e orienta o paciente em cada movimento, garantindo que o tratamento seja realizado corretamente e com segurança.
Além das sessões no consultório, o fisioterapeuta também instrui o paciente sobre exercícios que podem ser realizados em casa, visando a continuidade do tratamento e o progresso do paciente ao longo do tempo.
Atuamos com diversas abordagens, tais como:
Cada uma dessas abordagens tem suas particularidades e benefícios, permitindo ao fisioterapeuta escolher a mais adequada para o caso específico do paciente, garantindo um tratamento personalizado e eficaz. A atuação do fisioterapeuta visa sempre proporcionar melhorias na qualidade de vida e funcionalidade do paciente.
É uma especialidade voltada ao estudo, prevenção e tratamento de alterações cognitivas, afetivas, perceptivas e psicomotoras, causadas por distúrbios genéticos, traumáticos ou doenças adquiridas e que alterem seu desempenho, dificultando a realização de atividades simples do dia a dia. O profissional procura entender o que impede o paciente e o ajuda, criando soluções que estimulem suas partes motora, sensorial e neurológica. Atuamos com:
– Integração Sensorial
– Bobath
– Órteses e próteses
– Avaliação e prescrição
A psicologia estuda o que motiva o comportamento humano e mental, processos esses que passam pela sensação, emoção, percepção, aprendizagem e inteligência. Usando procedimentos de observação, medição e análise, é possível ao profissional obter interpretações teóricas, generalizações, explicações e previsões, de forma a mudar esses comportamentos, ajudando assim os pacientes a compreenderem quais estão desencadeando reações negativas em suas vidas e tornando suas mentes mais saudáveis.
Atuamos com o seguinte enfoque terapêutico:
A psicopedagogia estuda, previne, diagnostica, trata e melhora o processo de aprendizagem e desempenho humano. O psicopedagogo é capaz de identificar dificuldades, problemas e distúrbios no processo de aprendizagem, sejam de natureza emocional, social, física ou mental, utilizando seus conhecimentos da pedagogia, psicologia, antropologia, psicanálise, neurologia, fonoaudiologia e psicolinguística.
Após o diagnóstico, o profissional propõe e aplica métodos para a solução ou prevenção desses problemas.
O Educação Precoce é uma política pública de caráter pedagógico, não clínico ou terapêutico, com foco na aprendizagem, desenvolvimento e inclusão de bebês com suspeita de deficiências, transtorno do espectro autista, altas habilidades e considerados de risco (prematuros, pós maduros e filhos de mães diabéticas, entre outros).
É um trabalho que precisa ser realizado o quanto antes com estímulos biopsicossociais, para que crianças especiais se desenvolvam da melhor forma.
A nutrição é uma área da saúde que se concentra no estudo dos alimentos e seus efeitos no corpo humano. A nutrição desempenha um papel vital na vida das pessoas com transtornos do neurodesenvolvimento, como autismo, TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade) e síndrome de Down.
Essas condições muitas vezes estão associadas a desafios alimentares,
sensibilidades a certos alimentos e dificuldades na comunicação em relação às preferências alimentares.
Nesse contexto, o nutricionista atua como um guia essencial. Ao colaborar com a equipe médica e terapeutas, o nutricionista pode projetar planos alimentares adaptados, levando em consideração as sensibilidades sensoriais, preferências individuais e restrições alimentares.
O fonoaudiólogo é responsável por promover a saúde auditiva e reabilitar a comunicação alterada por autismo, síndromes, alterações neurológicas, deficiência auditiva, ou atraso de linguagem, atuando nas áreas de audiologia, linguagem, motricidade orofacial e voz.
Através de avaliação, diagnóstico, orientação e terapias, o profissional atua no aperfeiçoamento dos aspectos fonoaudiológicos da função vestibular, linguagem oral e escrita, voz, fluência, articulação da fala e dos sistemas miofuncional, orofacial, cervical e de deglutição. Atuamos com:
– COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E AUMENTATIVA
– CAA
– PECS
– PROMPT
– Multigestos
– Plushand
– Dedinhos
A clínica médica é uma especialidade da medicina que se concentra no diagnóstico, tratamento e cuidados abrangentes de uma ampla variedade de condições médicas.
Na área de clínica médica voltada para pessoas com transtornos do neurodesenvolvimento, o papel do profissional médico é de extrema importância, para realizar avaliações minuciosas afim de identificar não apenas os sintomas médicos, mas também as necessidades emocionais e comportamentais dos pacientes.
Oferecer cuidados médicos especializados e coordenar uma abordagem abrangente para melhorar a qualidade de vida das pessoas afetadas por essas condições.
Esta especialidade trata pacientes com doenças neurodegenerativas através da música, possibilitando a ativação neural.
A música desperta emoções em áreas específicas do cérebro, melhora o humor, atenção, concentração e a memória e a terapia é realizada com o auxílio de um psicoterapeuta, de forma individual ou em grupos e com o paciente participando ativamente.
A musicoterapia proporciona resultados muito favoráveis, como o melhor desempenho das sensações corporais e a capacidade do paciente de expressar suas emoções com mais facilidade.