ESPECIALIDADES INQ

FISIOTERAPIA

O fisioterapeuta realiza o diagnóstico do paciente, analisando e interpretando exames e laudos médicos, para ter uma visão ampla do seu estado de saúde. Também verifica seus movimentos identificando dificuldades motoras ou dor. Após o diagnóstico, o profissional prescreve o tratamento adequado para a lesão como massagens, exercícios entre outros, acompanhando e orientando o paciente em cada movimento. Ele também ensina exercícios que o paciente deve fazer em casa, identificando seu progresso do início ao fim.

TERAPIA OCUPACIONAL

É uma especialidade voltada ao estudo, prevenção e tratamento de alterações cognitivas, afetivas, perceptivas e psico-motoras, causadas por distúrbios genéticos, traumáticos ou doenças adquiridas e que alterem seu desempenho, dificultando a realização de atividades simples do dia a dia. O profissional procura entender o que impede o paciente e o ajuda, criando soluções que estimulem suas partes motora, sensorial e neurológica.

FONOAUDIOLOGIA

O fonoaudiólogo é responsável por promover a saúde auditiva e reabilitar a comunicação alterada por autismo, síndromes, alterações neurológicas, deficiência auditiva, ou atraso de linguagem, atuando nas áreas de audiologia, linguagem, motricidade orofacial e voz. Através de avaliação, diagnóstico, orientação e terapias, o profissional atua no aperfeiçoamento dos aspectos fonoaudiológicos da função vestibular, linguagem oral e escrita, voz, fluência, articulação da fala e dos sistemas miofuncional, orofacial, cervical e de deglutição.

PSICOLOGIA

A psicologia estuda o que motiva o comportamento humano e mental, processos esses que passam pela sensação, emoção, percepção, aprendizagem e inteligência. Usando procedimentos de observação, medição e análise, é possível ao profissional obter interpretações teóricas, generalizações, explicações e previsões, de forma a mudar esses comportamentos, ajudando assim os pacientes a compreenderem quais estão desencadeando reações negativas em suas vidas e tornando suas mentes mais saudáveis.

PSICOPEDAGOGIA

A psicopedagogia estuda, previne, diagnostica, trata e melhora o processo de aprendizagem e desempenho humano. O psicopedagogo é capaz de identificar dificuldades, problemas e distúrbios no processo de aprendizagem, sejam de natureza emocional, social, física ou mental, se utilizando de seus conhecimentos da pedagogia, psicologia, antropologia, psicanálise, neurologia, fonoaudiologia e psicolinguística. E após o diagnóstico, o profissional então propõe e aplica métodos para a solução ou prevenção destes problemas.

INTEGRAÇÃO SENSORIAL

A integração sensorial é a habilidade de organizar informações, interpretar sensações e responder adequadamente ao ambiente, de modo que auxilie o ser humano em seu uso funcional e é responsável pela considerável redução de maneirismos, além da melhoria do autocuidado e da convivência social com outros indivíduos. É imprescindível que determinados especialistas atuem em conjunto para analisar e trabalhar as condições do paciente, através de intervenções que favoreçam a recepção, o processamento e a resposta, através da integração de informações sensoriais e a valorização da saúde, educação e cultura.

OSTEOPATIA

A osteopatia é uma terapia com uma filosofia muito particular, que engloba conhecimentos da medicina alternativa para ajudar na recuperação e restabelecimento do equilíbrio entre corpo e mente. Na aplicação das técnicas o osteopata faz uma série de movimentos com as mãos como massagens e alongamentos, trabalhando as articulações, músculos, fáscias, ligamentos, cápsulas, vísceras, tecido nervoso, vascular e linfático do paciente, aliviando assim dores no nervo ciático, costas ou ombro, luxações, espasmos musculares, entre outros problemas.

MUSICOTERAPIA

Esta especialidade trata pacientes com doenças neurodegenerativas através da música, possibilitando a ativação neural. A música desperta emoções em áreas específicas do cérebro, melhora o humor, atenção, concentração e a memória e a terapia é realizada com o auxílio de um psicoterapeuta, de forma individual ou em grupos e com o paciente participando ativamente. A musicoterapia proporciona resultados muito favoráveis, como o melhor desempenho das sensações corporais e a capacidade do paciente de expressar suas emoções com mais facilidade.

EDUCAÇÃO PRECOCE

O Educação Precoce é uma política pública de caráter pedagógico, não clínico ou terapêutico, com foco na aprendizagem, desenvolvimento e inclusão de bebês com suspeita de deficiências, transtorno do espectro autista, altas habilidades e considerados de risco (prematuros, pós-maduros e filhos de mães diabéticas, entre outros). É um trabalho que precisa ser realizado o quanto antes com estímulos biopsicossociais, para que crianças especiais se desenvolvam da melhor forma.

TERAPIA THERASUIT

O Therasuit é um potencial recurso terapêutico que ajuda pessoas com disfunções neuromusculares a aprenderem a adquirir nova habilidade motora. A terapia é realizada por movimentos repetitivos, com o auxílio de uma órtese dinâmica, constituída por uma espécie de colete e cordas elásticas anti alérgicas que são ajustadas de acordo com as necessidades do paciente. Com o passar dos anos, o método vem evoluindo e contribuindo com a melhoria significativa dos pacientes.

TERAPIA PEDIASUIT

É uma terapia realizada com o uso de um macacão terapêutico ortopédico, podendo ser combinada com outras áreas como a terapia ocupacional e a fonoaudiologia conforme a necessidade de cada paciente. Apresenta resultados mais rápidos e é indicada no tratamento do atraso no desenvolvimento motor, distúrbios de equilíbrio, diminuição de massa óssea e força muscular, traumatismo crânio-encefálico, acidente vascular encefálico, ataxia, atetose, hipotonia, hipertonia, desordens neurológicas, autismo, síndrome de down, entre outros.

ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA (ABA)

É uma área muito dinâmica de investigação da ciência da análise do comportamento, que evolui na medida em que novos princípios comportamentais são descobertos por meio de pesquisas científicas. Considerado como o mais eficaz na área de aprendizagem após anos de pesquisa, o tratamento consiste no ensino intensivo das habilidades necessárias para que o indivíduo com autismo ou transtornos em seu desenvolvimento se torne independente.

CUEVAS MEDEK EXERCISES (CME)

O CME é baseado em exercícios dinâmicos e desafiadores contra a gravidade através de um suporte, trabalhando o alongamento muscular e reforçando o potencial de recuperação natural de crianças que apresentam dificuldades motoras. A estimulação permite o surgimento de respostas automáticas, pré-programadas a aparecerem mesmo em cérebros imaturos. É aplicado a partir dos 3 meses de vida até que a criança desenvolva suas capacidades motoras como o controle cervical, equilíbrio e andar de forma independente. Inicialmente o tratamento é feito com o especialista. Após orientação, os pais poderão realizar alguns exercícios com a criança em casa para aumentar a eficácia do método.

BRUSKET (DAS CADEIAS MUSCULARES)

Essa técnica é baseada em posturas de relaxamento que permitem a liberação das cadeias musculares (conjunto de músculos), de maneira harmônica, para que o movimento aconteça, aliviando as tensões e tratando as lesões provenientes da contração muscular. Apesar de indicado para todas as idades, respeita a fisiologia de cada um, como recém-nascidos, crianças, atletas, idosos, etc. A técnica também pode ser útil no tratamento do refluxo em bebês. As tensões nas cadeias musculares em bebês, muitas vezes são provenientes do parto e/ou foram adquiridas durante seu desenvolvimento, como deformações, torcicolo congênito e regurgitações (reflexo das tensões no seu sistema digestório que ainda está amadurecendo). Essas tensões podem gerar lesão, dificultando o processo de bem estar. E para que não passe despercebido pelos pais, é importante tratar essa disfunção , evitando a compensação nos primeiros anos da infância.

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